História

Breve história de como surgiu o Santos Futebol Clube.
O Santos FC foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da Cidade,Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior que convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia,localizado na Rua do Rosário nº18, na parte superior da antiga padaria e confeitaria Suissa, atual Avenida João Pessoa, para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado a essa agremiação. Várias sugestões apareceram: Concórdia, África, Brasil Atlético, entre outros. Mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge de Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Club.


A primeira apresentação do time, considerada como jogo-treino, ocorreu no dia 23 de junho de 1912, no campo da Villa Macuco, contra um combinado local. O confronto foi vencido pelo Santos pelo placar de 2 a 1.

O primeiro jogo tido como oficial aconteceu apenas em 15 de setembro de 1912. O Santos venceu o Santos Athletic Club, atual Clube dos Ingleses por 3 a 2, no campo da Avenida Ana Costa, nº 22 - local onde hoje se encontra a Igreja Coração de Maria. O primeiro gol do confronto foi marcado por Arnaldo Silveira, que tinha o apelido de Miúdo. O tento é considerado o primeiro da história do Clube.

Já no início de 1913, o Santos recebeu um convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o campeonato estadual daquele ano. Esta foi a primeira competição oficial disputada pelo Clube. A estreia aconteceu no dia 1º de junho, diante do Germânia.

Créditos:
Dados extraídos do site oficial do Santos FC.

De Wikipédia - Enciclopédia livre.
O Santos Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro, fundado em 1912, com sede em Santos. Eleito pela FIFA como o melhor clube das Américas do século XX, é o único clube brasileiro a conquistar, num mesmo ano (1962), um título estadual, um nacional, um continental e um mundial.


O clube é conhecido no mundo inteiro por ter revelado o "Atleta do Século" (nomeado em 1999 pelo COI), Pelé, que começou sua carreira no Santos em 1956, com apenas 16 anos de idade. Na década de 1960, ele foi a principal estrela da maior equipe santista de todos os tempos, que obteve várias glórias ao redor do globo, entre elas os dois Mundiais que o clube venceu em 1962 e 1963.

Apesar de não ser reconhecido pela CBF, a FIFA considera o Santos como octacampeão brasileiro: 5 Taças Brasil (1961-1965), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e 2 Campeonatos Brasileiro (2002 e 2004). Apesar de não reconhecido pela CBF, para a FIFA o Santos é, ao lado do Palmeiras, quem tem o maior número de títulos de campeão brasileiro (8).

O Santos FC, em sua fase áurea, conquistou 9 títulos consecutivos entre 1961 e 1963. De 1960 a 1969, período de 10 anos, conquistou nada menos que 22 títulos oficiais, um recorde entre times brasileiros. Estes são eles:
1960 Campeonato Paulista
1961 Campeonato Paulista e a Taça Brasil
1962 Campeonato Paulista, Taça Brasil, Taça Libertadores da América e a Taça Intercontinental;
1963 Torneio Rio-São Paulo, Taça Brasil, Taça Libertadores e a Taça Intercontinental;
1964 Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo e a Taça Brasil;
1965 Campeonato Paulista e a Taça Brasil;
1966 Torneio Rio-São Paulo
1967 Campeonato Paulista
1968 Campeonato Paulista, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Recopa dos Campeões Mundiais;
1969 Campeonato Paulista
Em 20 de janeiro de 1998, o Santos tornou-se a primeira equipe na história do futebol a alcançar a marca de 10 mil gols (gol do meio-campista Jorginho). Em 26 de agosto de 2005, atingiu a marca de 11 mil (gol do atacante Geílson).


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem