Parece piada, mas não é. Em plena era da informação, onde o mundo todo se comunica em tempo real e as informações de terremotos e maremotos do outro lado do mundo são transmitidas por aparelhos celulares no momento em que estão acontecendo, nós brasileiros, não conseguimos assistir a um simples jogo de futebol. Movidos pela ganância e pela sempre oportunidade de ganhar ainda mais dinheiro explorando ao máximo os canais de informações, as grandes e poderosas emissoras detentoras de direitos de transmissões, bloqueiam acesso a grande maioria de torcedores do país.
A Fox, que comprou o direito de transmissão da Libertadores, "prendeu" os jogos em sua grade de programação e ao decretar que só transmitirá os jogos por seu canal Fox Esport, vai deixar a maior parte dos assinantes de TV "paga", sem poder assistir os jogos, já que em quase nenhuma operadora, existe na grade de programação, este canal.
O SporTv já declarou que é por este motivo que não vai transmitir jogos do Santos. O curioso é que a Globo, dona da SporTv, vai sim transmitir os jogos da corintianada e da flamengada. Jogos da Libertadores, também direitos de transmissão da Fox.
Li recentemente um artigo na internet, não lembro se foi em um blog ou site, se alguém souber do artigo me avisem. Então, como eu dizia, li este artigo na internet, onde o autor dizia que as emissoras de TV iriam priorizar jogos do Flamengo e Corinthians e que os outros times iriam ter cada vez menos participações nas cotas de televisão e terem seus jogos transmitidos. Parece que isso faz mesmo sentido, já que a Globo só vai passar jogos destes dois times.
Isto já há muitos anos, depois gabam suas torcidas de serem as maiores do Brasil. Claro, quando você lança uma música e toca ela exaustivamente, os cérebros das pessoas captam a mensagem e o subconsciente aceita aquilo mesmo sem que nós percebamos. Assim são feitas as campanhas políticas.
Assim acontece também em relação a times que ficam mais na mídia do que os outros.
Talvez tenham tremido de medo por causa do grande aumento de torcedores santistas desde 2002, com a aparição de Robinho, Diego e companhia. Quando o Santos voltou a ser destaque de um jeito como não era desde a era Pelé. Em 2011, houve um aumento considerável da torcida Alvinegra da Vila Belmiro, muito pelo sucesso do time e pelo destaque atual, Neymar. Uma boa parte pela divulgação que a diretoria através do presidente Luis Álvaro vem fazendo de forma maciça para aumentar sua torcida e seus sócios.
Crianças do país inteiro aprenderam a amar o Santos Futebol Clube, pelo jeito de jogar, por suas estrelas e pelos últimos títulos conquistados jogando com arte e com muitas goleadas seguidas.
Agora tudo isto corre o risco, não de acabar, mas de diminuir por causa de emissoras que vivem só de ganhar bilhões dos seus consumidores e dando muito pouco por isto. Tantos canais imprestáveis nas operadoras de TVs por assinaturas. Como sempre, pagamos muito lixo para ter um pouco de conforto.
E na era da informação, ficaremos quase todos brasileiros, sem poder assistir a um simples jogo de futebol.
Tags
TV Babaca