Neymar não tem mesmo reconhecimento mundial, pelo menos é o que tentam explicar a falta do jogador santista na eleição que define o melhor do mundo, ou pelo menos a sua ausência entre os três finalistas. O presidente da FIFA disse no ano passado, que Neymar precisa sair do Brasil para ter seu futebol reconhecido no mundo. Aqui em nosso país, não faltam jornalistas loucos para verem o craque alvinegro longe dos campos brasileiros, para que seus times não sejam esculachados com os dribles e as belas jogadas do santista. Comparações não faltam, com Pelé, Robinho, Messi, mas Neymar quer ser apenas o Neymar, aquele garoto que se diverte jogando bola.
Ronaldo, ex-goleiro do Corinthians, em programa esportivo transmitido hoje, chegou a dizer que Neymar tem mesmo que ficar jogando aqui no Brasil, "ele não está interessado em ganhar aqueles negocinhos", referindo aos prêmios de melhor do mundo, "o Ronaldo tem uns 3 daqueles e tá tudo guardado", referindo-se aos prêmios de melhor do mundo ganhos por Ronaldo (Fenômeno).
Ao contrário do que dizem alguns por aqui e outros pela Europa, como os que dão desculpas por não levarem Neymar à disputa entre os três finalistas e o próprio presidente da FIFA, os jornais pelo mundo mostram cada lance genial do garoto de 20 anos que não para de surpreender pelos quatro cantos do planeta. No jogo de ontem contra o Botafogo - SP, o craque santista aprontou mais das suas, entre lances e dribles de efeito, surgiu uma nova modalidade do famoso "chapéu" ou "lençol", na lateral do campo, Neymar mata a bola já dando o efeito para que ela suba e passe por cima do defensor que ficou sem nenhuma ação no lance. Humilhar o adversário? Não! O craque usa o recurso que vem a sua mente e executa, é seu jeito de jogar futebol, é assim que ele é conhecido.
Em alguns dos principais jornais eletrônicos do mundo, Neymar foi chamado de "Fenômeno do Santos", Neymar-show" e de "incrível". Seu lance foi chamado de espetáculo.
Aí está a tão pedida e falada "projeção mundial", que acontece desde 2010, se intensificou em 2011 com a escolha do gol mais bonito do ano e novamente na eleição do gol mais bonito do ano em 2012.
Enquanto muitos querem ver o craque do Peixe longe daqui, ele continua fazendo história no time mais famoso do mundo, escrevendo novos capítulos no livro do clube onde já se apresentaram Formiga, Del Vecchio, Pepe (o Canhão da Vila), Manga, Gylmar, Rodolfo Rodrigues, Mengálvio, Dorval, Edu, Giovanni, Robinho, Diego e o rei Pelé. Claro que ficou muita gente boa de bola de fora da minha pequena lista, pois o Santos já teve em seu plantel, jogadores que eram surpreendentes. O Santos Futebol Clube, time de grandes conquistas, inúmeras goleadas e recordes que só o Peixe tem.
Hoje, por aqui, joga o craque Neymar, que em tão pouco tempo, já bateu marcas históricas que jamais haviam sido superadas. Já é um dos maiores artilheiros do Santos, desde a era Pelé e após a era do rei. Ganhou mais destaque do que o nosso querido e eterno Robinho, é o atleta cotado a superar Pelé, segundo alguns especialistas. E o garoto só faz mesmo jogar bola, com alegria e ousadia, levando alegria aos olhos de quem testemunha cada lance fantástico que ele executa em campo, fugindo das faltas, levando pancada e levantando novamente para encarar o desafio de jogar contra a violência e a dor de cotovelo de quem não o quer por aqui.
Para acessar as matérias internacionais, clique nas imagens ou nos links abaixo:
Gazzetta
Marca
Olé
Ovación
Veja mais uma vez os lances do jogo contra o Botafogo - SP:
Tags
Neymar 2013