Não é de hoje que a imprensa falada e escrita tenta atrapalhar os planos santistas durante a reta das competições em que o clube participa. Na era Neymar, foi um bombardeio imenso na tentativa de desestabilizar o elenco do Alvinegro Praiano, eram supostos problemas no elenco, o caso Ganso que foi iludido pela própria mídia a pensar que era a maior estrela do futebol brasileiro e assim tumultuou o time até no Mundial de Clubes em 2011. As constantes polêmicas com as supostas vendas de Neymar para uma porção de times europeus, tentaram dar um final ao sucesso santista que durou três anos ininterruptos, com seis títulos, um deles o da Libertadores das Américas e três Paulistas, o terceiro tri da história santista no Paulistão, jamais conquistado e alcançado por nenhum clube deste Estado.
Ano passado as polêmicas envolvendo o Santos quase que acabaram. Sumido da mídia, o Peixe deixou de ser assunto após a saída de Neymar do clube, aliás, Neymar que era considerado "pipoqueiro" por muitos, de repente se tornou um astro de primeira ao ir para o Barcelona, clube em que ele não jogou sequer um terço do que jogou no Santos. Aqui era estrela maior, lá é apenas um coadjuvante de luxo que é obrigado a servir Messe e sua turma, mas agora os "entendidos" do futebol passaram a chamá-lo de gênio da bola.
O que estava meio parado voltou à carga máxima neste ano, porém até agora não obteve sucesso. Logo ao iniciar a Copinha São Paulo, ao verem que o Santos seria um dos candidatos ao possível título de 2014, começaram a pipocar na imprensa e nos sites esportivos, o problema com o Neílton. Diziam que ele iria para o time corintiano, para o Cruzeiro e que a "briga" com o Santos continuava. Como o time santista não se abalou com a notícia e Neílton não foi nem sombra do que jogou ano passado na Copinha, eles voltaram com o assunto Neymar. A transação em que o Santos saiu perdendo dinheiro e coisa e tal. Pode até ser que estas notícias tenham verdades em suas entrelinhas, mas o impressionante é que estes assuntos surgem em um momento em que o Santos vai disputar a final da Copinha e se mantém por causa do Peixe ser o melhor time do Paulistão nesta temporada.
Você não vê, principalmente nos programas de TV como o Globo Esporte e os na TV Bandeirantes, Jogo Aberto, darem notícias do Santos que não sejam sobre Neymar e o pai dele. O Santos é o melhor time do Campeonato Paulista e só se fala em Corinthians, Palmeiras e um pouco sobre o São Paulo. Quando falam do Santos é para falarem sobre polêmicas, esquecem até dos tristes episódios proporcionados pela torcida corintiana, as brigas em estádios, a morte na Bolívia e as agressões e roubos praticados em funcionários, inclusive em uma funcionária de mais de cinquenta anos, na invasão do CT deles.
Eu sempre digo, que quando o Santos tem um bom time, dificilmente eles conseguem parar o Alvinegro Praiano. O Peixe pode até não conseguir o título do Paulista, mas eles não vão conseguir desestabilizar o time novamente por meio da mídia. Não adianta minimizar as vitórias santistas na competição, os resultados estão aí na cara de todo mundo, gostem ou não. Além do mais, o Santos é o segundo time de muitos brasileiros e quando joga o futebol arte que o consagrou no século passado e surpreendeu a todos neste século, arranca elogios até de rivais aqui em São Paulo. Só não vem nada muito favorável da parte da mídia, que sempre coloca à frente, times de pouca expressão no futebol mundial e ainda colocam para escrever os artigos, torcedores de outros times, que mal conhecem a história do próprio time, quem dirá a do Santos e jamais vão conhecer a longa e extensa história de conquistas do time santista. É muita coisa para a cabecinha deles.
Tags
Polêmica