A Novela Acabou! Qual Será A Próxima?


Enfim acabou a novela Robinho 2016! O ex-jogador santista acertou contrato por dois anos com o Atlético Mineiro. Bom para o jogador, bom para o Santos, que vai poder seguir a vida sem toda a novela que rondava o assunto.


Mas o que muito torcedor santista ainda não percebeu, é como a mídia manipula nossas mentes e nos coloca uns contra os outros. Como uma simples notícia vira um destaque de imensas proporções e afeta até nosso dia a dia. Cada palavra jogada ao vento, ou como melhor dizendo, hoje em dia, na internet tem um poder enorme de devastação.

Lembra o que foi motivo de discussões acirradas entre os santistas no mês passado? Bem no começo do ano? O "novo" estádio do Santos. O assunto fez com que torcedores do Alvinegro Praiano entrassem em conflito, xingamentos foram proferidos de alguns torcedores que defendem São Paulo como cidade da casa santista e os que continuam defendendo a cidade de Santos, para a continuidade do time que tem o nome da cidade.

Depois, foi a vez do assunto Robinho ou, melhor dizendo, a novela Robinho. Como das outras vezes, a mídia tratou logo de lançar os clubes em que o jogador poderia acertar contrato. Das outras vezes erraram todas as alternativas, desta vez, só acertaram porque o Atlético Mineiro realmente entrou na jogada e declarou a vontade de ter Robinho em seu elenco.

Após a confirmação do fechamento de contrato entre o jogador e o time mineiro, a palavra "mercenário" se intensificou, para definir o ex-jogador do Santos. Mas esta palavra já era pronunciada por parte da torcida, mesmo antes do time mineiro entrar na jogada, um simples texto jogado na mídia, por sites renomados foi o suficiente para tornar um ídolo em um vendido. Aí eu faço uma pergunta, que jogador, vendo tanta manifestação negativa, deixaria de ganhar mais em outro clube, para jogar onde a torcida já não o suporta mais?

Espere aí. Não estou defendendo Robinho, já tenho minha opinião sobre ele e só vou mudar, caso ele fale algo ruim sobre o Santos. Mas quero voltar à atenção para o começo do texto, sobre como a mídia nos manipula.

Lembro, que há alguns anos, quando o Santos ainda não tinha novamente engrenado e se tornado novamente um time de ponta, que os adversários que jogavam contra o Peixe na Vila Belmiro sabiam, que era preciso segurar o time praiano, por apenas quinze minutos, após isto, a torcida santista começava pegar no pé dos jogadores e surgiam até vaias para o nosso time. Esta era uma tática muito utilizada por quem jogava contra nosso time no Urbano Caldeira.

O que a mídia faz hoje com nós torcedores do Peixe é a mesma coisa, apenas tática de guerrilha. Jogam qualquer coisa no ar e a gente já começa xingar jogador, diretoria e nós mesmos.

Quantas notícias nós lemos todos os dias sobre o Santos e nada é verdadeiro? Só interessa a eles falarem mal do Santos, pois o produto deles, este eles só vangloriam. Não é recente o boicote sobre o Santos no jornal esportivo da Globo? Por que então o Jornal Nacional noticiou duas noites seguidas sobre o Robinho escolher o Atlético Mineiro? Será que alguém não sacou a jogada? Para eles, o Santos só tem espaço na mídia, quando é uma notícia ruim.

Outro apresentador de programa da Band, o Neto, também teceu sua opinião sobre o assunto. Suas palavras podem até ter a sua parcela de verdade, mas quem se considera ídolo de um time e joga nos principais rivais do seu time pode ter tanta propriedade assim para falar deste assunto?

Outro site publicou algo sobre Robinho ser o maior mercenário do futebol. Será? O que dizer de Leandro Damião? O maior erro de uma diretoria santista, a maior decepção de muitos torcedores, o maior pé duro que já passou pelo Santos, o maior valor pago na compre de um jogador e o maior erro da história santista, este sim poderia ser chamado de mercenário. Chegou ao clube lesionado, o Santos gastou para colocá-lo em campo, sem retorno algum, Que títulos ele ganhou no Santos? Nenhum! Sua contratação só arrebentou com o clube e não vejo muita gente falando sobre isto.

A maior verdade de todas está sendo deixada para trás, para dar espaço a histórias fabricadas, como a de times que se valem da arbitragem para vencer campeonatos. A verdade de que o Santos é e sempre será, o único time do mundo, com a maior quantidade de ídolos. São tantos que não cabe nesta publicação e eu mesmo precisaria pesquisar muito para não deixar um de fora. Os outros times têm quem? Quantos? Uns quatro ou cinco no máximo, em mais de cem anos de história de cada um.

Entendo a revolta do torcedor santista por este assunto, por diversos motivos, mas não aceito a manipulação de apresentadores de programas, de textos em sites escritos por torcedores rivais, que estão felizes por um jogador, que era considerado ídolo no Santos, escolher outro time no Brasil.

Ídolos? Não gosto muito desta palavra. São homens, homens erram, homens decepcionam, mas como "ídolo" é uma palavra escolhida para denominar um jogador que fez história em um time, também acabo usando. O único merecedor de glórias e honras é Deus. Os homens falham.

Mas aquiete seu coração Nação Santista, pois ainda haverá outras lindas histórias de amor para serem contadas envolvendo o nome Santos Futebol Clube. E vigiai para que não sejamos enganados. O que já conquistamos não poderá nos ser tirado e muitas alegrias estão por vir. Muitos sorrisos ainda daremos. E como vi muito escrito hoje nas redes sociais: "Quem ama o Santos somos nós torcedores".

Agora é só esperar a próxima novela, a próxima "bomba", porque coisa boa sobre o Santos, os canais de TV e as demais mídias não falam.

Quanto a nós, continuamos torcedores do Santos Futebol Clube e o Santos continua nosso clube vencedor, com a história mais linda, que alguém possa construir e contar dentro do futebol.


Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem