Renato é o novo reforço do Santos Futebol Clube para o restante da temporada de 2014. O volante já vinha sendo anunciado como possível contratação, mas o Santos anunciou Renato oficialmente apenas hoje (13/05), onde assinou contrato com o Peixe até o final da temporada. Por conta de completar 35 anos na próxima quinta-feira, Renato escolheu o número para estampar as costas da camisa que irá vestir no time santista. O volante é uma das contratações esperadas pelo treinador Oswaldo de Oliveira para reforçar o time. Escolha também esperada por boa parte da torcida que comemora desde o anúncio da vinda do jogador para representar o Alvinegro Praiano mais uma vez.
Renato participou da campanha vitoriosa do Santos no Brasileirão de 2002. Em um time cheio de garotos, Renato foi um dos que mais brilhou na campanha daquele ano. Com o Santos ele foi vice da Libertadores de 2003 e participou também do início da campanha vencedora no Brasileirão de 2004. O jogador estava no Botafogo do Rio de Janeiro e espera reviver grandes emoções novamente no Alvinegro da Vila Belmiro. "A alegria é imensa e a emoção muito grande. Parece que estou vivendo aquele tempo atrás, quando fui contratado em 2000. Espero que a história que tive com o Santos possa se repetir".
Renato já fez seu primeiro treinamento com o grupo nesta tarde no CT Rei Pelé e considerou ter sido bom conhecer o grupo, onde disse já conhecer a maioria dos jogadores, pelas vezes em que já jogou contra. Renato vinha treinando no Botafogo e disse não ter sentido muita dificuldade para treinar na tarde de hoje. "Meu desejo é atuar o quanto antes, fica a cargo do treinador". Disse o volante.
"Volto com mais experiência. Estou voltando para minha casa, aqui foi o caminho para tudo na minha carreira. Cheguei à seleção e fui para a Europa. Dez anos se passaram e é como se tivesse chegado a primeira vez. Estou muito feliz, espero ajudar o Oswaldo e os garotos." Renato jogou no Santos de 2000 a 2004, fez 225 partidas e marcou 26 gols. O maior destaque foi em 2002, que além de faturar o título do Brasileirão, recebeu o troféu Fair Play. Suas atuações pelo Santos o levaram a Seleção Brasileira e a projeção internacional.
Quem não se lembra de um dos gols mais memoráveis de Renatinho (Como era chamado na época) no primeiro jogo da final do Brasileirão de 2002? No toque inteligente de Robinho por cima da defesa corintiana para Renato que percebeu o lance e saiu na cara do gol, ampliando o placar para 2 a 0 para o Santos.
Nossa torcida e desejo de boa sorte a Renato. Entendemos que reproduzir o que aconteceu naquela época é muito difícil, foram outras emoções em um grande elenco formado por garotos, mas torcemos para que ele possa ajudar muito o Santos a se fortalecer e seguir firme em busca de melhores condições nesta temporada.
Créditos:
Imagem original de Ivan Storti / Santos FC.
Video: Wagner Mendes Jr / Youtube.
Tags
Jogadores